Sabem a que rei foi oferecida esta estátua? E sabiam que se transformou num cemitério de passarinhos desde o início, mas este dado só foi descoberto no século XX? Hoje falamos da estátua de Filipe III presente na Plaza Mayor de Madrid!

estatua-filipe-iii-madrid

Esta magnífica estátua, obra de Giambologna e do seu discípulo Pietro Tacca, foi um presente do Gran Duque de Florença ao rei de Espanha. Quando chegou em 1616 foi posta na Casa de Campo, mas em 1848 a rainha Isabel II ordenou a sua transladação para a Plaza Mayor.

Desde que chegou a Espanha, a estátua de Filipe III sofreu algumas peripécias, foi mudada de lugar umas quantas vezes, mas acabou por sobreviver até aos dias de hoje!

estatua-filipe-iii

Em 1931, aquando da proclamação da II República em Espanha, a estátua foi vítima de um atentado. Um militante de esquerda decidiu aproveitar que a boca do cavalo estava aberta e meteu lá para dentro um explosivo para rebentar com a estátua do rei.

Quando a bomba foi accionada a barriga do cavalo acabou por explodir, mas qual não foi o espanto das pessoas quando começaram a “chover” ossos minúsculos por todo o lado!!

plaza-mayor-estatua-filipe-iii

Durante muito tempo ninguém soube o porquê deste fenómeno, até que se descobriu: durante os séculos anteriores, a estátua serviu de cemitério de pardais! Os pequenos pássaros aproximavam-se da boca do cavalo e acabavam por escorregar lá para dentro (a estátua é oca por dentro). Como o pescoço do cavalo era demasiado estreito para que pudessem voar até à abertura outra vez, acabavam por ficar ali presos e morrer. Quando a bomba rebentou, os ossos que se haviam acumulado ali durante séculos, acabaram por voar para todo o lado.

estatua-filipe-iii-closeup

Juan Cristobal foi a pessoa encarregada de restaurar a obra e a primeira decisão que tomou foi selar a boca do cavalo, para que os passarinhos não voltassem a cair lá para dentro.

Hoje em dia continua selada e se olharmos com atenção podemos ver marcas da explosão no lábio inferior do cavalo.

| plaza mayor de madrid - #2 - estátua de filipe iii e o cemitério de pardaisflecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Encontra outras atividades em Madrid na GetYourGuide! Desfruta ao máximo da capital espanhola!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!

Artigo anteriorPlaza Mayor de Madrid – #1 – Inícios da praça e os 3 incêndios que a destruiram
Próximo artigoPlaza Mayor de Madrid – #3 – Os 10 acessos à praça
Susana
Portuguesa, nascida e criada em Braga, madrilena de adopção. Tradutora de "curso", Analista SEO de profissão, trabalhei na capital espanhola durante 9 anos. Adoro viajar, perder-me pelas cidades, conhecer novas culturas e amo o mar! Faço visitas guiadas por Madrid em português e escrevo sobre as centenas de curiosidades que esta cidade guarda!

DEIXA UMA RESPOSTA

Por favor escreve o teu comentário!
Por favor, escreve o teu nome aqui

eight + 8 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.