Esta rua, situada no bairro de Lavapiés, é bastante engraçada, com a sua inclinação muito pronunciada (subi-la é um inferno!), a sua largura pouco comum nesta zona de Madrid e os seus comércios multiculturais espalhados ao longo dos prédios baixos com fachadas de cores animadas.

Para conhecer o porquê do nome desta rua, temos de voltar ao século XVII, altura em que o nome anterior, Calle de la Comadre de Granada, desapareceu para dar lugar ao que conhecemos hoje em dia.

Existem duas hipóteses para o porquê da escolha deste nome:

A primeira das hipóteses diz-nos que numa destas casas vivia umas das mulheres mais respeitadas do tempo de Felipe IV, Dona Guiomar Mendonza. Durante o parto, esta senhora foi assistida por uma mulher oriunda de Granada, com muitos conhecimentos como parteira. Como recordação daquela ajuda – ou amparo – oferecida, o nome da rua acabou por mudar para o que conhecemos hoje.

A outra hipótese fala também de uma parteira proveniente de Granada, cujo nome era nada mais nada menos que Amparo. Esta senhora, muito solicitada naquela época pelos vizinhos, tinha por costume antes de começar os partos fazer um estranho ritual: colocava numa redoma um recipiente com um pouco de água quente e introduzia um botão de rosa. Se este abrisse, significava que o parto iria decorrer sem problemas. Caso o botão não abrisse, era interpretado como um mau presságio e o aparecimento de alguma desgraça.

Tanto uma como a outra hipótese, são muito interessantes! Qual das versões preferem?

Temos uma categoria inteira sobre as ruas de Madrid e as curiosidades por trás dos nomes! É só clicar!

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

13 − six =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.