Em Espanha, quando querem enfatizar alguma coisa, repetem o adjectivo duas vezes: “Este café es bueno, bueno!”

Então, para dizer que um madrileno é “sangue puro” dizem que é “gato, gato”!

madrilenos gatos madrilenhos madrid curiosidades madrid o que fazer em madrid

Como se chamam os habitantes de Madrid?

Os habitantes de Madrid, a capital da Espanha, têm um nome peculiar que os distingue: são conhecidos como “gatos”. Esta denominação não tem nada a ver com o animal, mas sim com uma história que remonta à época medieval.

Comecemos pelo início: para ser considerado um ‘gato’ não basta a pessoa ter nascido em Madrid! São precisas, pelo menos, duas gerações anteriores de familiares nascidos na cidade (pais e avós). Hoje em dia é tão raro encontrar um gato, gato, de pura cepa como uma agulha num palheiro!

Mas porque se chama gatos aos madrilenos?

Existem 3 hipóteses para este nome:

– A primeira hipótese tem a ver com a grande quantidade de gatos que habitavam os telhados do bairro dos Áustrias. Existia um ditado que dizia que em Madrid não existiam ratos por causa da grande quantidade de gatos que por aqui viviam.

– A segunda hipótese conta a história de quando Madrid era uma cidade amuralhada e com porta onde, para entrar na cidade, era necessário pagar uma taxa. Para evitar esta taxa, os habitantes da cidade “armavam-se em gatos” e escalavam os muros.

madrilenos gatos madrilenhos madrid curiosidades madrid o que fazer em madrid
– A terceira hipótese remonta à longínqua cidade de Magerit, no ano de 1085 quando as tropas de Alfonso VI tentaram tomar a cidade à força das tropas muçulmanas. Segundo a lenda, um soldado conseguiu escalar a muralha do alcázar e abrir os portões para que as tropas cristãs entrassem, ajudando desta forma a introduzir o exército de Alfonso VI dentro da cidade.

À custa desta façanha, os seus companheiros começaram a chamar-lhe Gato, e o rei como recompensa tornou Gato no apelido oficial deste soldado. Com o tempo o número de Gatos começou a crescer na cidade e chegou a ser o apelido mais comum de Madrid (até então os apelidos mais comuns eram Escarabajo e Muerto) e uma das linhagens mais importantes da cidade.

madrilenos gatos madrilenhos madrid curiosidades madrid o que fazer em madrid

A partir de então, todos os nascidos em Madrid passaram a ser chamados de “gatos”, em honra ao soldado que ajudou a reconquistar a cidade. O termo tornou-se popular e é usado até hoje para se referir aos madrilenos.

Além disso, ser um “gato” em Madrid tem um significado adicional: indica que a pessoa é da cidade e que, pelo menos, quatro gerações anteriores da sua família também nasceram lá. Portanto, ser um “gato” é sinónimo de ter raízes profundas na cidade de Madrid.

Em resumo, os habitantes de Madrid são chamados de “gatos” por causa de uma história de bravura e conquista. Este termo é um símbolo de orgulho e tradição, que reflete a identidade dos madrilenos e a sua conexão com a cidade que amam.

Hoje em dia ainda existe ainda em Madrid um “callejón del Gato”, que se refere a Juan Alvarez Gato, poeta e descendente do soldado que pela sua agilidade recebeu este apelido.

| porque é que os madrilenos são gatos?flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Encontra outras atividades em Madrid na GetYourGuide! Desfruta ao máximo da capital espanhola!

Vens de carro para Madrid e não sabes onde estacionar? Reserva o teu estacionamento em Madrid antes de chegares com a Parclick!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!

Artigo anteriorDoces típicos do dia de Todos os Santos
Próximo artigo6 curiosidades sobre o Quilómetro Zero de Madrid
Susana
Portuguesa, nascida e criada em Braga, madrilena de adopção. Tradutora de "curso", Analista SEO de profissão, trabalhei na capital espanhola durante 9 anos. Adoro viajar, perder-me pelas cidades, conhecer novas culturas e amo o mar! Faço visitas guiadas por Madrid em português e escrevo sobre as centenas de curiosidades que esta cidade guarda!

DEIXA UMA RESPOSTA

Por favor escreve o teu comentário!
Por favor, escreve o teu nome aqui

2 × 3 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.