Sendo eu de Braga, a Roma Portuguesa, uma cidade muito (às vezes demasiado) ligada à religião, para mim a Semana Santa é sem dúvida um dos momentos altos do ano! Faço questão de voltar a Braga só para assistir às procissões, beijar a cruz no Domingo de Páscoa e comer o meu adorado cabritinho assado no forno!

Voltando ao tema da Semana Santa em Espanha… Acabo de descobrir no artigo de um jornal, uma referência a algumas das procissões mais curiosas de Espanha (como se ter pessoas a parecerem do Ku Klux Klan já não fosse curioso o suficiente! (que me desculpem os nazarenos!) e, apesar de ter uma grande relação com Espanha desde que nasci, muitas delas não conhecia.

semana santa espanha madrid curiosidades pascoa tradicao tradiçoes
Nazarenos da “Imperial, Antigua, Ilustre y Fervorosa Hermandad del Santísimo Sacramento, Inmaculada Concepción de Ntra. Sra., Santa Espina de la corona de Ntro. Señor Jesucristo, Ánimas Benditas del Purgatorio, San Martín de Tours Obispo, Ntra. Sra. de la Esperanza Divina Enfermera y Real Archicofradía de Nazarenos de la Sagrada Lanzada de Ntro. Señor Jesucristo, Ntra. Sra. de Guía, San Juan Evangelista y María Stma. del Buen Fin”

Fiquei com vontade de deixar de lado as minhas adoradas procissões de Braga para ir ver os legionários a marchar de um lado para o outro!!

La diablesa (Orihuela, Alicante)

semana santa espanha madrid curiosidades pascoa tradicao tradiçoes
La diablesa (autor: Jorge Belmonte / Fonte: embolicart.com)
semana santa espanha madrid curiosidades pascoa tradicao tradiçoes
La diablesa (autor: Jorge Belmonte / Fonte: embolicart.com)

A localidade alicantina de Orihuela conta com uma das poucas procissões em que aparece a figura do diabo, ou neste caso “diaba”. O mais curioso é que este personagem, localizado num conjunto chamado “El triunfo de la cruz”, nunca entra nas igrejas pelas quais passa a procissão, fica sempre à porta.

El entierro de Genarín (León)

Em León, na noite de Quinta-feria Santa, é feita a procissão de San Genarín. É uma celebração laica em honra de Genarín, um leonês que gostava (demasiado) da bebida e que acabou por morrer atropelado por um camião do lixo em 1929. Milhares de pessoas juntam-se no Barrio Húmedo da cidade para relembrar a figura deste homem.

Los empalaos (Valverde de la Vera, Cáceres)

Também na Quinta-feira Santa é celebrada em Valverde de la Vera (Cáceres) a procissão dos “empalaos”. Os que se vão “empalar” são preparados em casa pelas famílias: da cintura para baixo vestem uma espécie de saia branca e vão descalços. Da cintura para cima são utilizados 60 metros de corda para envolver o torso e atar os braços do “empalao” ao timão de um arado antigo que funcionará como cruz. Às costas leva duas espadas em V e nos braços uns panos brancos em sinal de purificação. A cabeça vai tapada com um lenço branco e com uma coroa de espinhos. O percurso é feito a partir da meia-noite e é uma Via Crucis com 14 estações. Em cada uma delas os “empalaos” ajoelham-se e rezam uma pequena oração.

 

El Cristo de la Buena Muerte (Málaga, Valladolid e outras cidades)

Os legionários honram o Cristo de la Buena Muerte com uma procissão que é feita todos os anos. Esta tradição é repetida em várias cidades espanholas, sendo as mais importantes Málaga e Valladolid.

 

Las turbas (Cuenca)

Sexta-feira Santa às 05h30 da manhã. Os “turbos” representam os judeus a troçarem de Jesus a caminho da cruz. Durante 12 horas impedem que a imagem passe pelas ruas da cidade à sua velocidade normal, criando obstáculos aos nazarenos durante toda a noite. Durante esta noite bebem a bebida típica do local: o “resolí”

 

Los Picaos (San Vicente de la Sierra, La Rioja)

Em San Vicente de la Sierra (La Rioja) os Disciplinantes de la Cofradía de la Santa Veracruz de San Vicente, mais conhecidos como Picaos, flagelam-se durante várias procesiones.

Los armaos (Castilla La Mancha)

Em várias localidades de Castilla La Mancha desfilam nas procissões da Semana Santa confrades vestidos com armaduras, mais conhecidos como os armaos.

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!



2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

1 + 9 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.