O Mercado de San Ildefonso é um dos mercados mais recentes de Madrid. Abriu as suas portas em Junho de 2014. Uma nova aposta que nasceu na Calle Fuencarral, uma das mais movimentadas da cidade, e que tem um conceito de street market food.

O espaço de 500 metros quadrados tem 3 andares, cada um deles com diferentes características, 18 postos de comida e 3 bares.

Entrada (Fonte: mercadosanildefonso.com)

Quem chega à entrada do mercado, pensa que o mesmo não passa de um corredor estreito com meia dúzia de banquinhas, mas é aí que as pessoas se enganam! Alguns postos de comida, um bar, cadeiras e mesas altas preenchem o espaço, mas se entrarem verão que ao fundo existem umas escadas em ferro que vos levarão ao segundo andar.

Segundo andar
Segundo andar visto desde cima
degustaçao vinhos cata vinos mercado san ildefonso streetmarket madrid
… E desde as escadas!

Aqui encontrarão a maioria das bancas que servem desde queijos e enchidos, até paelhas, callos à la madrileña, as típicas croquetas e bocatas de calamares, etc.
No terceiro andar vamos encontrar um ambiente um pouco diferente, onde um bar e mesas com cadeiras altas povoam o ambiente. Ideal para uma reunião informal, ou para levar alguém do trabalho a tomar um copo 🙂 Tive vontade de pedir um Negroni e começar a discutir negócios com um homem de fato… Va-se lá saber o porquê!

Vista do terceiro andar

O mercado tem também 2 pátios exteriores onde nos podemos sentar a comer o que compramos dentro, ou a fumar o nosso cigarrinho! Tudo com muito estilo!

Jardim exterior (Fonte: mercadosanildefonso.com)
Jardim exterior (Fonte: mercadosanildefonso.com)

Posso dizer que desta vez não tive a oportunidade de provar nenhuma da comida que ofereciam, mas o cheirinho dentro daquele mercado era TÃO, mas TÃO BOM que vou ter de lá voltar para provar algumas das tapas que por lá há!

Passando ao real motivo que me levou desta vez ao mercado: prova de vinhos!

Na companhia da Ana e da Yasmin!

Não sou nenhuma super especialista em vinhos, não sou das que cheira o vinho e sente o aroma da barrica de casca de carvalho e o ligeiro toque de frutas vermelhas. Não.
Sei distinguir vinhos brancos de tintos e rosés, maduros de verdes, um Ribeiro de um Albariño, um Douro de um Alentejo, sei o que é um vinho encorpado e meia dúzia de coisas mais.

Mas gostei bastante de fazer esta ‘cata‘! Para além de um plano diferente, também fiquei a saber mais sobre enologia, como fazer uma cata e que qualidades procurar num vinho (se bem que isto depende dos gostos).

Foram-nos apresentados três vinhos do grupo Uvas Felices:

Os três vinhos antes de começar a degustação (Fonte: facebook.com/uvasfelices)
  • Sospechoso Blanco 2014
  • Sospechoso Tinto 2012
  • Aire Rosé Brut Nature (Cava)

Sospechoso Blanco 2014

O meu preferido, sem dúvida. Límpido, cristalino, sem depósito e com uma cor amarela pálida. Ácido q.b. e bastante fresco. Perfeito para um final de tarde com amigos e uns camarões, ou para acompanhar um belo bacalhau assado.

Fez-me lembrar, ainda que remotamente, o Casal Garcia e o Gazela (sem bem que a última vez que os bebi foi em mil novecentos e carqueja e nem sequer são os meus favoritos) mas “em bom”.

Sospechoso Tinto 2012

Fermentado em cubas de inox, passando depois por barricas de carvalho francês e americano, e voltando às cubas antes de engarrafar. É um vinho com uma cor graná bastante bonita, límpido, brilhante, capa média-alta e sem depósito.

O tanino está presente, demasiado para o meu gosto, e a acidez está no ponto. Não gosto de vinhos que me deixam a língua colada ao céu da boca, portanto os tintos raramente fazem parte das minhas escolhas. No entanto não posso dizer que seja um mau vinho.

Digo eu, do alto da minha ignorância vínica…

Aire Rosé Brut Nature (Cava)

Nunca tinha provado um cava com direito a este nome, e este surpreendeu-me! De cor rosé alaranjado, este vinho viu a luz do dia em Janeiro deste ano, portanto fomos das primeiras pessoas em poder prová-lo. Um vinho bastante doce, com um ligeiro toque a mel no final (devo ter inventado isto, porque quando o comentei com a Ana ela ficou a olhar pra mim tipo “Say what?!”), bom para acompanhar sobremesas e queijos.

EN ESPAÑOL: Una vez más daros las gracias al Mercado de San Ildefonso y a Uvas Felices por la cata! Me ha encantado tanto el mercado como los vinos y volveré pronto!

Muchas gracias!!
(me encanta el cartelito!)

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Consegue até 39€ de desconto na tua primeira reserva no AirBnb com o nosso código.

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!



7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.