De pequena lembro-me que todos os anos fazíamos uma viagem a Fátima ou Lisboa e o meu pai fazia questão de calcular o tempo de forma a que à hora do almoço estivéssemos a passar pela zona da Bairrada/Mealhada, para comer o típico leitão. E se não comíamos leitão no almoço da ida, de certeza que o comíamos no jantar da volta… Segóvia tem a mesma tradição: é “impossível” ir conhecer a cidade sem provar o seu famoso “cochinillo”.
Da última vez que o meu pai veio visitar-me a Madrid decidimos passar um dia em Segóvia, cidade que ele não conhecia. O tempo jogou um bocado contra nós e acabou por ser mais um “vamos a Segóvia almoçar” do que um “vamos conhecer Segóvia”.
Depois de procurar um pouco pela internet e pedir recomendações a várias pessoas, decidimos ir ao Restaurante José María, um dos (vários) restaurantes típicos para comer o famoso leitão segoviano.
Erro nº1: não fizemos reserva antecipada!
Chegamos por volta das 12h30 para reservar uma mesa para o almoço e disseram-nos que já não faziam reservas (desde a semana anterior) para o turno desse almoço e que, a partir das 14h00, as pessoas iam entrando conforme iam chegando. Ok, sem problema… Deram-nos uma hora estimada para começar a almoçar: 15h45.
Erro nº2: chegamos antes da hora marcada
Como ninguém nos tinha avisado nesse momento que a ordem de entrada para comer era a ordem de chegada, decidimos ir um pouco mais cedo, para o caso de as pessoas que estavam à nossa frente se atrasarem e assim podermos entrar antes… Erro. Erro. Erro. O bar estava apinhado de gente à espera e, entre uma cerveja e outra, fomos chamados para almoçar às 16h30.
O Cochinillo
Segundo a tradição segoviana, o leitão deve ter entre 15 e 20 dias de idade e 4,2 e 4,8kg de peso. É assado em forno de lenha durante aproximadamente 3 horas em assadeiras de barro, que são depois levadas para a mesa e mostradas aos comensais. Dita a tradição que o leitão seja cortado com um prato para mostrar o quão tenro é.
Ao contrário do leitão em Portugal, servido em doses para várias pessoas com acompanhamento incluído, aqui cada leitão é dividido em 6 partes, cada uma delas para um comensal, sem direito a acompanhamento que é pago à parte.
O bom, o mau e o “horrível”
O bom: o leitão estava bom de paladar, muito parecido ao português, mas (felizmente) sem aquele “recheio” característico de Portugal que eu não gosto muito. A sobremesa estava deliciosa e o vinho tinto que pedimos era perfeito para acompanhar a comida. Um agradecimento especial aos empregados do restaurante, todos super simpáticos e que me ofereceram um porquinho mealheiro de barro!
O mau: infelizmente o leitão vinha frio, o que me fez ficar um pouco desiludida ao início. O tempo de espera para almoçar, quando havia muitas mesas livres, foi excessivo e achei que a entrada das pessoas se fazia de forma bastante caótica. Não se esqueçam de reservar antes de ir, para evitar estas confusões!
O “horrível”: o preço, sem dúvida. Achei que 80€ para duas pessoas (leitão para 2, 1 prato de batatas fritas, 1 garrafa de água, meia garrafa de vinho tinto da casa, 1 sobremesa) é demasiado.
De todas as formas era uma experiência pela qual tinha curiosidade em passar e que no final até gostei! Deixo-vos um video do Restaurante José María para que conheçam um pouco mais da tradição.
E vocês? Alguma vez comeram cochinillo/leitão em Segóvia? Em que restaurante? O que acharam?
PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID
Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.
Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.
Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!
Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.
Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!
Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!
Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!