Quem já foi ao Rastro de certeza que já passou por esta senhora.

Na semana passada fui a este famoso mercado madrileno depois de muito tempo e lá estava ela outra vez… Na verdade não cheguei a parar para a observar bem, mas decidi voltar esta semana para a ver e tirar-lhe umas fotos!

Depois de procurar um pouco na internet descobri que se chama Salvadora e é considerada a última “organillera” de Madrid.

P1060220
Toca um instrumento chamado organillo, ou realejo em português, um instrumento musical que faz soar uma música predefinida quando se gira a manivela. Foi inventado em Inglaterra no século XIX e é tradicionalmente tocado aqui em Madrid no chotis (dança tradicional da cidade).

Salvadora é originária de uma família numerosa de Albacete que veio para Madrid. Tanto ela como o pai se dedicavam a tocar o ‘organillo’ em diferentes ruas de Madrid. Salvadora tocava-o (e ainda toca) na Calle Preciados, e o seu pai na Plaza de Cascorro.

Ultimamente é possível encontrá-la na Calle Preciados durante a semana e na Calle Ribera de Curtidores (um pouco mais abaixo da Plaza Cascorro) aos Domingos, durante o Rastro de Madrid.

blog de viagens desbravando madridSegundo as palavras da própria Salvadora, a melhor forma de tocar o realejo é utilizando os dedos indicador e médio da mão direita, rondando a manivela a uma velocidade constante.

Deste valioso e artesanal instrumento, pintado de vermelho vivo e com mais de 40 anos, saem diferentes melodias de chotis, como é o caso de “La Violetera”, “La Verbena de San Antonio”, “La Cumparsita”, “Luisa Fernanda”, “El Gato Montés” e “Valencia”.

Foi graças ao dinheiro que recebia nas ruas que Salvadora conseguiu levar para a frente a sua família.

Da próxima vez que a virem, não se esqueçam de parar um momento para a ouvir e deixar alguma moeda para a ajudar!

Deixo-vos um vídeo que encontrei no Youtube da Salvadora e do seu realejo:

Guarda este artigo no Pinterest para o teres sempre à mão!

pin da organillera salvadora

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

14 − 8 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.