Quem já foi ao Rastro de certeza que já passou por esta senhora.

Na semana passada fui a este famoso mercado madrileno depois de muito tempo e lá estava ela outra vez… Na verdade não cheguei a parar para a observar bem, mas decidi voltar esta semana para a ver e tirar-lhe umas fotos!

Depois de procurar um pouco na internet descobri que se chama Salvadora e é considerada a última “organillera” de Madrid.

p1060220
Toca um instrumento chamado organillo, ou realejo em português, um instrumento musical que faz soar uma música predefinida quando se gira a manivela. Foi inventado em Inglaterra no século XIX e é tradicionalmente tocado aqui em Madrid no chotis (dança tradicional da cidade).

p1060218 2 | salvadora, a última organillera

Salvadora é originária de uma família numerosa de Albacete que veio para Madrid. Tanto ela como o pai se dedicavam a tocar o ‘organillo’ em diferentes ruas de Madrid. Salvadora tocava-o (e ainda toca) na Calle Preciados, e o seu pai na Plaza de Cascorro.

Ultimamente é possível encontrá-la na Calle Preciados durante a semana e na Calle Ribera de Curtidores (um pouco mais abaixo da Plaza Cascorro) aos Domingos, durante o Rastro de Madrid.

blog de viagens desbravando madridSegundo as palavras da própria Salvadora, a melhor forma de tocar o realejo é utilizando os dedos indicador e médio da mão direita, rondando a manivela a uma velocidade constante.

Deste valioso e artesanal instrumento, pintado de vermelho vivo e com mais de 40 anos, saem diferentes melodias de chotis, como é o caso de “La Violetera”, “La Verbena de San Antonio”, “La Cumparsita”, “Luisa Fernanda”, “El Gato Montés” e “Valencia”.

Foi graças ao dinheiro que recebia nas ruas que Salvadora conseguiu levar para a frente a sua família.

Da próxima vez que a virem, não se esqueçam de parar um momento para a ouvir e deixar alguma moeda para a ajudar!

Deixo-vos um vídeo que encontrei no Youtube da Salvadora e do seu realejo:

Guarda este artigo no Pinterest para o teres sempre à mão!

pin da organillera salvadora

| salvadora, a última organilleraflecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Encontra outras atividades em Madrid na GetYourGuide! Desfruta ao máximo da capital espanhola!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!

Artigo anteriorDomingo é dia de Rastro!!
Próximo artigoPlano Turístico do Metro de Madrid
Susana
Portuguesa, nascida e criada em Braga, madrilena de adopção. Tradutora de "curso", Analista SEO de profissão, trabalhei na capital espanhola durante 9 anos. Adoro viajar, perder-me pelas cidades, conhecer novas culturas e amo o mar! Faço visitas guiadas por Madrid em português e escrevo sobre as centenas de curiosidades que esta cidade guarda!

DEIXA UMA RESPOSTA

Por favor escreve o teu comentário!
Por favor, escreve o teu nome aqui

twenty − 16 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.