A 17 de Janeiro celebra-se em Madrid o dia de San Antón, padroeiro dos animais.

Poderia ser um dia como outro qualquer, não fosse o caso de neste dias os habitantes de Madrid se concentrarem na Igreja de San Antón (C/ Hortaleza 63) com os seus animais de estimação, para que estas sejam benzidas pelo padre e abençoadas pelo santo.

Ah pois é! Imagina-te a sair de casa de manhã para ir à missa benzer o teu cão, gato, porquinho da índia ou porco vietnamita! Que agora estão na moda os porcos vietnamitas…

estatua de san anton na fachada da igreja do mesmo nome

Contam as lendas que San Antón, ou Antonio Abad, foi um monge cristão que levou uma vida austera e, durante os 105 anos que pisou a terra, sempre demonstrou um grande amor pelos animais, mimando-os e cuidando-os. Por este motivo foi nomeado o padroeiro dos animais e é representado vestindo o seu hábito de monge e com um porco a seus pés.

Antigamente, com receio de que os seus animais sofressem de doenças ou fossem mortos pela peste, era comum as pessoas encomendarem os bichos ao Santo, para que este protegesse um dos maiores bens dos camponeses. A bênção de San Antón era então tida como uma protecção conta todas as ameaças e, com o passar dos tempos, transformou-se numa tradição que continua até aos dias de hoje.

Panecillos del Santo

panecillos de san anton

Os panecillos são uma espécie de biscoito artesanal e com aspecto “rudimentar” que é vendido nas pastelarias na altura da festa de San Antón. Estes biscoitos eram muito comuns nas romarias ao Santo, chamadas Vueltas, que eram organizadas no século XIX. É comum hoje oferecê-los tanto ao Santo para “pagar” as bênçãos, como a autoridades eclesiásticas e civis.

São feitos com um tipo de massa que contém muito pouca água, o que faz com que os panecillos durem vários meses. Segundo a tradição, se os guardarmos perto do porta-moedas durante um ano atraem a fortuna; ou se alguém está solteiro e comer um biscoito destes, rapidamente encontrará namorad@!

Em 2015 fui à Igreja de San Antón comprar os meus e, segundo as senhoras que estavam na fila comigo, temos de pôr uma moeda por baixo de um panecillo e deixá-la até ao ano seguinte, altura em que voltamos a comprar os biscoitos e oferecemos a moeda ao Santo.

Vueltas de San Antón

pessoas com os seus animais de estimaçao para serem benzidos na festa de san anton

Assim se chama a romaria feita ao Santo. Depois de diversas formas de celebração, hoje em dia em pleno século XXI as Vueltas converteram-se num desfile que percorre as ruas importantes mais próximas à Igreja de San Antón. Neste desfile costumam participar, para além dos madrilenos e dos seus animais de estimação, um esquadrão a cavalo da Polícia Municipal, as unidades caninas das polícias municipal, nacional e da Guardia Civil, os cães-guia da ONCE e várias outras associações defensoras dos animais.

fachada da igreja e a fila para comprar os panecillos
Fachada da igreja e a fila para comprar os panecillos

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!



Artigo anteriorSerie Retiro #5 – Bosque del Recuerdo
Próximo artigoSerie Retiro #6 – As fontes do Retiro
Portuguesa, nascida e criada em Braga, madrilena de adopção. Tradutora de "curso", Analista SEO de profissão, trabalhei na capital espanhola durante 9 anos. Adoro viajar, perder-me pelas cidades, conhecer novas culturas e amo o mar! Faço visitas guiadas por Madrid em português e escrevo sobre as centenas de curiosidades que esta cidade guarda!

DEIXA UMA RESPOSTA

Por favor escreve o teu comentário!
Por favor, escreve o teu nome aqui

six + seven =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.