Ao contrário do que muita gente pensa, e do que eu também pensava, não é só Sevilha e a Andaluzia que têm uma forte tradição de Semana Santa por estes lados!
A Semana Santa de Madrid também é bem concorrida e os festejos vão desde o Domingo de Ramos até ao Domingo de Páscoa!
Sabiam que em 2018 Madrid foi a segunda cidade mais escolhida pelos espanhóis para as férias da Semana Santa?
A Semana Santa em Madrid
Como acontece em Portugal, por aqui são as Irmandades e as Confrarias as responsáveis pelas procissões da Semana Santa de Madrid e registadas só no centro da cidade existem 14, sendo que a mais antiga data de 1451 (Pontificia, Real y Primitiva Archicofradía del Glorioso Patriarca San José, Santísimo Cristo de la Vida Eterna y María Santísima de la Paz) e a mais recente de 2017 (Hermandad Sacramental y Cofradía de Nazarenos del Santísimo Cristo de las Tres Caídas, Nuestra Señora de la Esperanza y San Juan Evangelista).
Entre o domingo de Ramos e o domingo de Páscoa, as pessoas saem à rua para ver as procissões que percorrem os quatro cantos do centro da cidade. Há tantas procissões a acontecer ao mesmo tempo que é impossível vê-las todas numa só visita a Madrid!
O ambiente criado pelo retumbar dos tambores, as trompetas e os milhares de nazarenos pelas ruas é um dos sinais de identidade das procissões espanholas e aqui não ia ser diferente.
Madrid comemora a paixão e morte de Cristo não só com as procissões, mas também com a celebração de outros actos culturais em paralelos.
Em 2020, a Semana Santa em Madrid será de 5 a 12 de abril.
Procissões da Semana Santa em Madrid
As procissões concentram-se principalmente em 6 dias: sexta da Paixão, domingo de Ramos, quarta, quinta e sexta-feira santas e sábado de Aleluia, sendo que as mais importantes são as dos quatro últimos dias.
Se é a tua primeira vez em Madrid, ou é a primeira vez que vais assistir às procissões da cidade, há algumas que não podes perder: a de Jesus del Gran Poder (quinta-feira); a do Cristo de Medinaceli (sexta-feira) e a do Cristo dos Alabarderos (sexta-feira).
Domingo de Ramos
Nuestro Padre Jesús del Amor (La Borriquita)
Santísimo Cristo de la Fe y del Perdón
Quarta-feira Santa
Nuestro Padre Jesús de la Salud y María Santísima de las Angustias (Los Gitanos)
Santísimo Cristo de las Tres Caídas y Nuestra Señora de la Esperança
Quinta-feira Santa
El Divino Cautivo
Nuestro Padre Jesús Nazareno el Pobre y María Santísima del Dulce Nombre, en su Soledad
Nuestro Padre Jesús del Gran Poder y María Santísima de la Esperanza Macarena
Paróquia de Santo André Apóstolo
Viacrucis Procesional · Paróquia de San Sebastián Mártir
Sexta-Feira Santa
Jesús Nazareno de Medinaceli
Santísimo Cristo De Los Alabarderos
Nuestro Padre Jesús del Perdón
María Santísima De Los Siete Dolores
Santo Entierro
Parroquia San Andrés Apóstol
El Silencio · Parroquia San Sebastián Mártir
Parroquia Santa Cristina
Parroquia San Pedro Apóstol
Vía Crucis – Parroquia San Miguel Arcángel
Sábado de Aleluia
La Soledad
Domingo de Páscoa
Tamborrada
Gastronomia da Semana Santa de Madrid
Depois de alguns anos a viver aqui e de alguma pesquisa, reparei que a Páscoa espanhola utiliza os mesmos “ingredientes” que o Natal português: as rabanadas e o bacalhau! Portanto, se gostas destas duas maravilhas culinárias, estás com sorte se vais passar a Semana Santa em Madrid!
Torrijas (Rabanadas)
Preferes as rabanadas de vinho ou de leite? As minhas favoritas são as de leite, mas a receita da minha família leva um pequeno segredo que ainda não vi em mais nenhuma rabanada 😉
Contam as “más línguas” que as rabanadas de vinho foram inventadas para evitar a proibição de beber álcool durante a Semana Santa…
Buñuelos de viento
Os ingredientes principais são farinha, manteiga e ovos. Faz-se uma massa que é frita em azeite e que cresce à medida que são fritos, tipo profiteroles. Também fazem parte dos doces típicos do dia de Todos os Santos.
Ovos de Páscoa
Como os nossos, de chocolate de leite, sem grandes histórias. E não… não há amêndoas de chocolate 🙁
Leite Frito
Uma mistura entre uma rabanada, um bechamel e um leite-creme… Imaginem faer um leite-creme bem espesso, cortá-lo depois em quadrados, panar e fritar… Isso é o ‘leite frito’ espanhol!
Soldaditos de Pavía
Tiras de lombo de bacalhau panadas e fritas. São bastante crocantes e muito típicas de Sevilha. Nunca as vi por Madrid, mas é uma questão de procurar porque de certeza que há…
Potaje de garbanzos
O potaje de garbanzos – em bom português, o estufado com grão de bico – foi um dos meus descobrimentos este ano! Feito com grão de bico, bacalhau, espinafres e ovo é possivelmente das comidas espanholas que mais gosto!
Croquetas de Bacalao
As croquetas espanholas não têm nada a ver com os nossos croquetes, e as croquetas de bacalao são totalmente diferentes dos nossos bolinhos de bacalhau!
Aqui, o bacalhau desfiado é misturado com um bechamel espesso que é depois panado e frito. (outra ciência da culinária espanhola que, mesmo depois de 5 anos, desconheço como fazer)
Com vontade de provar alguma destas receitas?
As procissões e a gastronomia são uma pequena parte de tudo o que acontece em Madrid na época da Páscoa! Este ano teremos também concertos gratuitos em várias igrejas da cidade, um show de flamenco na Plaza Mayor e um ciclo de concertos de órgão.
PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID
Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.
Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.
Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!
Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.
Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!
Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!
Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!