Em 1774 o rei Carlos III mandou construir na Cuesta de Moyano aquele que viria a ser o antecessor do actual jardim zoológico. Foi chamado de Casa de Fieras, e nele podiam ver-se várias espécies de animais trazidas de todo o mundo.
Localizado junto a um dos edifícios que hoje formam parte do Museu do Prado, complementava o projecto do Museu de Ciências Naturais e era o segundo jardim zoológico da Europa, depois do de Viena.
Em 1830, já durante o reinado de Fernando VII – e depois de uma primeira re-localização da Casa de Fieras – as instalações foram ampliadas, melhoradas e transladadas para a actual localização, junto à Porta de Sainz de Barandas e aos Jardins de Cecílio Rodríguez.
A Casa de Feras era composta por um edifício de dois andares chamado “La Leonera“, o “Foso de los monos“, uma jaula para aves de rapina, alguns lagos para aves aquáticos e umas quantas jaulas para animais de vários portes, incluindo ursos polares e elefantes.
No andar inferior da Leonera, composto por jaulas semi exteriores, era possível observar vários tigres, hienas, uma pantera e um chacal. O andar superior estava destinado a quartos para a família real e os seus hóspedes pernoitarem. Como parte da decoração era possível encontrar animais mortos dissecados (yuck!).
Uma das habitantes mais conhecidas e estimadas do parque foi a elefante ‘Pizarro‘, trazida pela monarca Isabel II de um circo. Entre os truques que sabia, estavam o “abrir garrafas de vinho com a tromba (literalmente…) e beber o vinho”. Pela mão do seu tratador, era levada diariamente até um pequeno lago do recinto para tomar banho, coisa que deixou de acontecer quandofugiu pela Calle Alcalá abaixo e se foi “esconder” dentro de uma taberna (!!!) muito provavelmente atraída pelo cheiro.
Daí partiu para uma pastelaria onde se pôs a comer bolos e pães até que os tratadores a conseguiram levar de volta ao parque. A Pizarro acabou por morrer uns anos mais tarde devido a uma indigestão…
Com o passar dos anos, novos animais foram chegando à Casa de Fieras, tanto para substituir os que iam morrendo, como para aumentar a fauna já existente. Em 1974 os animais da Casa de Fieras foram, finalmente, transferidos para o novo Jardim Zoológico de Madrid, situado na zona da Casa de Campo. Entre as 83 espécies e 550 animais que foram transladados encontravam-se pavões brancos japoneses, lamas peruanas, avestruzes, gazelas, zebras, antílopes, ursos polares, um hipopótamo.
Hoje em dia no Parque do Retiro podemos ver alguns dos recintos que foram utilizados entre eles a Leonera, que é desde 2013 uma biblioteca municipal e cujas jaulas foram trocadas por ‘aquários’ de vidro ( virou-se o feitiço contra o feiticeiro e estamos agora a expôr humanos?); o Foso de los monos, que conta um pouco da história da Casa de Fieras e dos seus habitantes; duas “jaulas-caverna” minúsculas que foram em tempos habitadas pelos ursos pardos e que, hoje em dia, dão guarida ao duende mais famoso da capital; o Lago das aves aquáticas também continua pela zona, assim como muitas das esculturas que num princípio faziam companhia aos animais dentro das suas jaulas e que, neste momento, ladeiam um dos passeios que leva desde a Casa de Fieras até aos Jardins de Cecílio Rodriguez.
Vistas do passeio entre a Casa de Fieras e os Jardins de Cecílio Rodriguez
PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID
Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.
Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.
Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!
Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.
Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!
Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!
Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!