Situado ao lado da Casa de Fieras do Parque do Retiro de Madrid, este jardim é, sem sombra de dúvidas, o mais cuidado de todo o parque.
O nome do jardim é uma homenagem ao Jardineiro Maior do parque, D. Cecílio Rodriguez.

Entrada do jardim

Nascido em Valladolid em 1865, aos 8 anos começou como aprendiz de jardineiro do Ayuntamiento de Madrid e pouco a pouco, trabalhando muito nos jardins e viveiros da comunidade, conseguiu ascender até que em 1914 se tornou Jardineiro Maior do Retiro.
Foi este grande homem que construiu a Rosaleda do Retiro e lavou a cara da Casa de Fieras, construindo novos passeios e plantando nova flora. Foi substituído no início da Segunda República e o seu lugar foi-lhe restituído depois da Guerra Civil.

Passeio central do Jardim
Passeio lateral
O meu pinheiro favorito

Quando voltou ao activo, em 1941, Cecílio decidiu criar estes jardins como um complemento e ampliação da Casa de Feras.
No início do jardim está localizada uma fonte chamada “Fonte das Gaivotas“, com uma escultura oferecida pelo Embaixador da Noruega em 1962. Está feita em bronze e representa um bando de gaivotas em pleno voo.

Fonte das Gaivotas

Um dos elementos mais utilizados neste jardim, e que eu mais gosto, são as pérgulas e as suas trepadeiras que se encontram nas laterais do jardim. Um lugar perfeito para ler um livro durante uma manhã ou tarde fresquinha, já que por aqui não passa muita gente e sempre temos a companhia dos pavões que por aqui se passeiam.

Panorama de uma das pérgulas
Pérgula lateral
Close-up de uma das pérgulas laterais

No centro do jardim encontramos dois lagos rectangulares com pequenos repuxos, ladeado por passeios e arbustos perfeitamente cortados pelos jardineiros do parque.

Um dos lagos centrais (a precisar de uma limpeza)

De um dos lados do jardim, e parcialmente coberto por árvores, podemos encontrar um busto dedicado a Don Cecílio erigido pelo Ayuntamiento de Madrid em 1949.

Busto em homenagem a Cecílio Rodriguez

Este jardim é um dos meus sítios favoritos do Retiro! Há muito pouca gente por aqui, os pavões fazem uns “barulhinhos” engraçados e o sítio em geral é bastante mais calmo que o resto do parque! Nem parece que estamos no mesmo sítio. Se quiserem um pouco mais de interacção com os pavões, levem migalhas ou pão! Eles vêm a correr atrás de vocês todos contentes!

Alguns dos “piquenos” e das “piquenas”

Horário dos Jardins
Inverno: de Segunda a Domingo, das 10h00 às 18h00
Verão: de Segunda a Domingo, das 10h00 às 20h00
(Os horários mudam com a mudança oficial da hora)

Encontrei-te!!

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!



2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

1 + 6 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.