Um dos lugares mais famosos de Madrid e do Parque do Retiro é sem dúvida o Estanque. Já todos passamos por lá e, muito provavelmente, todos temos fotos com o Estanque como plano de fundo. É reconhecido em todo o lado e não ter uma foto aqui é quase como ir a Paris e não tirar uma foto com a Torre Eiffel a espreitar lá atrás!

???????????????????????????????

???????????????????????????????Mandado construir pelo rei Filipe IV o lago tem um comprimento de 280m por 140m de largura e capacidade para mais de 55000 metros cúbicos de água, com uma profundidade que varia entre os 60 cm e os 1,81 metros.

Nas suas águas nadam cerca de 8000 peixes, sendo que a maioria são carpas, peixes-gato e perca-sóis; e também caranguejos e tartarugas. A habitante mais famosa do Estanque chamava-se Margarita e era uma carpa com mais de 1 metro de comprimento e 12kg de peso!

vista frontal sobre o estanque do parque do retiro e o miradouro

Se hoje em dia o Estanque do Retiro é utilizado para passear nos barquinhos a remos que lá se encontram, quando foi construído o seu propósito era muito mais divertido: simular batalhas navais e espectáculos aquáticos, nos quais muitas vezes participava também o rei!

Em 2001 teve que ser reparado e impermeabilizado, pois perdia cerca de 5000 litros de agua por dia. Depois de o esvaziarem, viram que não havia apenas peixes nas suas águas… Foram encontradas entre muitas outras coisas:

  • 192 cadeiras
  • 40 barcos
  • 41 mesas
  • 20 caixotes do lixo
  • 9 bancos de madeira
  • 3 contentores
  • 19 vedações do Ayuntamiento
  • 50 telemóveis
  • 1 máquina de venda de chicletes
  • dezenas de skates
  • 1 cofre (aberto e vazio)

estanque parque do retiro

Caso Madrid tivesse ganho a organização dos Jogos Olímpicos de 2020, a Comissão queria esvaziar o lago e enchê-lo de areia para que a competição de voleibol de praia fosse disputada aí.

A coroar o Estanque encontramos também o Monumento a Alfonso XII, pago pelo povo espanhol em honra ao rei que morreu jovem vítima da gripe espanhola. Debaixo da estátua está localizado o Miradouro do Retiro, que pode ser visitado mas abre muito poucas vezes.

| serie retiro #3 - estanque grande del retiroflecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Encontra outras atividades em Madrid na GetYourGuide! Desfruta ao máximo da capital espanhola!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!

Artigo anteriorSerie Retiro #2 – Outono no Parque do Retiro
Próximo artigoSerie Retiro #4 – O duende do Retiro
Susana
Portuguesa, nascida e criada em Braga, madrilena de adopção. Tradutora de "curso", Analista SEO de profissão, trabalhei na capital espanhola durante 9 anos. Adoro viajar, perder-me pelas cidades, conhecer novas culturas e amo o mar! Faço visitas guiadas por Madrid em português e escrevo sobre as centenas de curiosidades que esta cidade guarda!

DEIXA UMA RESPOSTA

Por favor escreve o teu comentário!
Por favor, escreve o teu nome aqui

two + 4 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.