Um recanto pouco conhecido e visitado do Retiro é sem dúvida o Bosque del Recuerdo. Ouvia falar dele desde que cheguei a Madrid e sabia que estava “escondido” algures no Retiro, mas nunca tinha ido à procura dele (admito!).

800px-20060320_-_Bosque_de_los_Ausentes_(Madrid)_08

O Bosque del Recuerdo, anteriormente conhecido como Bosque dos Ausentes, é um monumento construído em homenagem às 191 vítimas dos atentados de 11 Março de 2004 em Madrid e ao agente das forças especiais morto quando sete autores dos atentados se suicidaram com bombas a 3 de Abril de 2004, em Leganés. Está numa zona do Parque do Retiro conhecida como la Chopera, e tem 192 árvores (22 oliveiras e 170 ciprestes), uma por cada vítima distribuídas numa colina escalonada com um caminho em espiral e rodeada por um pequeno ribeiro.

Inicialmente esteve instalado na Glorieta Carlos V (conhecida por Glorieta de Atocha, mesmo em frente à estação) e originalmente fazia parte da decoração para o dia de casamento do príncipe Felipe e Letizia Ortiz.

Depois de realizado o casamento, foi decidido que o Bosque seria reconstruído de uma forma mais elaborada no Parque do Retiro, situado próximo do local original e da Estação de Atocha. O Rei Juan Carlos I e a Rainha Sofia presidiram à cerimónia de inauguração, que teve lugar no dia 11 de Março de 2005, no primeiro aniversário dos ataques.Durante a cerimónia não houve nenhum discurso a pedido das famílias das vítimas, apenas um rigoroso silêncio de cinco minutos enquanto se ouvia uma jovem violoncelista a tocar El cant dels ocells (O canto dos pássaros) de Pau Casals. Os reis colocaram uma coroa branca com folhas de louro com uma fita roxa com a inscrição “A todas as vítimas do terrorismo” e outra fita com as cores da bandeira nacional.

É um lugar bonito e calmo, que vale a pena conhecer. Afinal, apesar de o Estanque ser a parte mais conhecida do Retiro, não é a única bonita! O Bosque está situado ao lado dos pavilhões polidesportivos do parque, portanto é uma boa opção para descansar enquanto os miúdos têm aulas de padel ou de futebol.

Existem cadeiras a toda a volta bosque, debaixo de árvores enooormes. Perfeitas para passar uma tarde a ler! Tens sede? Não te preocupes! Também há diversas fontes de água potável nas imediações, para saciar os mais sedentos!

Gravado na lateral do ribeiro encontramos uma inscrição de homenagem que diz “Em homenagem e agradecimento a todas as vítimas do terrorismo, cuja memória permanece viva na nossa convivência e a enriquece constantemente. Os cidadãos de Madrid, 11 de Março de 2005”.

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 × 4 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.