Como em qualquer parque que se preze, o Parque do Retiro conta com uma séries de fontes de grande valor artístico espalhadas pelo recinto.
Hoje trago-vos fotos de 3 dessas fontes: Fonte da Alcachofra, Fonte dos Cágados e Fonte Egípcia.

Fonte da Alcachofra

Desenhada pelo grande arquitecto espanhol Ventura Rodríguez e decorada com esculturas de Alfonso Giraldo Bergaz, esta fonte foi idealizada para ser colocada na Glorieta de Atocha, onde esteve localizada até 1880, sendo depois transladada à sua actual localização na Plaza de Honduras, no Parque do Retiro.
Trata-se de uma alegoria à primavera, composta por uma sereia e um tritão com o escudo de armas da cidade nas mãos, e vários cupidos que seguram o prato onde se encontra a alcachofra.
Hoje en dia na Glorieta de Atocha é possível encontrar uma réplica em bronze desta fonte.

???????????????????????????????

Fonte dos Cágados

A Fontes dos Cágados foi criada para comemorar o nascimento de Isabel II. Realizada em 1832 por José de Mariategui, tem 3 niveis adornados por folhas aquáticas e conta com várias saídas de água com forma de cágados e rãs. Quatro anjos, golfinhos e um búzio completam o conjunto.
A fonte está carregada de simbologias que desejam à futura rainha uma longa vida, fertilidade e a manutenção de valores como a sabedoria e a rectidão.
Nos seus inícios esteve situada perto da Gran Vía e servia como fontes de água potável para a população. Alguns anos mais tarde, com a construção do Canal de isabel II esta fonte deixou de ser necessária e, depois de estar durante algum tempo localizada na Praça de Santa Ana, foi trazida para o Retiro.
(nestas fotos tiradas na semana passada não aparecem os cágados e rãs feitos de bronze, que deviram estar logo abaixo dos golfinhos. Provavelmente estarão em manutenção)

P1060864

Fonte Egípcia

Esta fonte apesar de estar situada ao lado do Estanque, passa despercebida na maioria das vezes. Talvez seja exactamente pela localização, ao lado de um dos grandes símbolos do parque e da cidade, ou talvez por nem sequer ter água, como uma fonte propriamente dita.
A fonte foi mandada construir no reinado de Felipe IV “o rei planeta”, fã e amigo de Napoleão Bonaparte, para comemorar a campanha no Egipto por parte de Napoleão.
O desenho conta com 2 esfinges com corpo de leão e cabeça humana; um vaso canópico com uma cabeça de mulher e uma estátua de um deus egípcio (Ra ou Osíris) sobre um suporte dórico, e que já não se encontra no lugar.

???????????????????????????????

Existe uma outra fonte muito importante no Retiro, a Fonte do Anjo Caído, mas essa vai ter o seu próprio post! 🙂

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!



Artigo anteriorSan Antón, padroeiro dos animais
Próximo artigoSerie Retiro #7 – Palácio de Cristal
Portuguesa, nascida e criada em Braga, madrilena de adopção. Tradutora de "curso", Analista SEO de profissão, trabalhei na capital espanhola durante 9 anos. Adoro viajar, perder-me pelas cidades, conhecer novas culturas e amo o mar! Faço visitas guiadas por Madrid em português e escrevo sobre as centenas de curiosidades que esta cidade guarda!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

three × 3 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.