Chegamos ao “equador” desta série de posts sobre o Parque do Retiro!

Yeeeey, dirão alguns, já estamos fartos de ouvir falar sempre do mesmo! Pois fiquem a saber que ainda existem MUITAS outras coisas que falar sobre este fantástico parque!

Hoje levo-vos a conhecer outro dos cartões postais do parque e um dos meus sítios favoritos: o Palácio de Cristal.

P1030200

Foi construído em 1887 por Ricardo Velázquez Bosco para albergar uma Exposição sobre as Ilhas Filipinas nesse mesmo ano. A estrutura é feita de metal e vidro e foi inspirada no Crystal Palace, construído em Londres em 1851 por Joseph Paxton.

Para a época, esta foi uma construção fabulosa e podemos imaginar o espanto que causou na sociedade da época, lendo este excerto da descrição que apareceu no El Globo em 1887:

“… É o Palácio de Cristal como uma catedral de vidro, de clássicas proporções, sobre uma colina de relva. As suas paredes e muros são imensas e transparentes vitrinas suspensas por colunas jónicas de ferro, dispostas em três naves sobre um traçado em forma de trevo e coroadas por uma imensa cúpula, cuja altura alcança os 22,60 metros, que cobre um magnífico pilão destinado às plantas aquáticas. À sua volta, e nas naves laterais de 14,61 metros de altura, irão abrigar-se as flexíveis gramíneas e as enormes palmas, características da flora tropical das Filipinas A sua majestosa entrada, de gosto clássico e estilo grego, cai sobre um terraço circundado por um elegante balaústre, de frente para o lago, que se estende a seus pés como um espelho onde se reflectem os esbeltos troncos, as verdes folhagens e as corolas pintalgadas que guardam o Palácio. “

P1030212

Em frente ao Palácio de Cristal podemos encontrar um lago artificial repleto de patos e com vários exemplares de Ciprestes Calvos, cuja principal característica é que parte dos seus troncos e raízes ficam submersos na água.

Para mim, a melhor altura para visitar o Palácio de Cristal é durante o Outono, pois as folhas dos ciprestes ficam vermelhas, de uma cor tão viva que parece que estão a arder! A paisagem fica fantástica e as fotos saem espectaculares.

P1030219Actualmente o Palácio faz parte do Museu Reina Sofía e alberga exposições de arte contemporânea. A entrada é gratuita e está aberto entre as 10h00 e as 20h00 de Abril a Setembro, e entre as 10h00 e as 18h00 de Outubro a Março. Fecha as suas portas ao público quando o tempo assim o exige (chuva ou ventos fortes, neve, etc.), acho que têm medo que aquilo despenque por cima das pessoas….

Uma das exposições que o Palácio de Cristal acolheu e que fez bastante sucesso foi a da artista Sul Coreana Kim Sooja em 2006.

exposiçao de kim sooja no palacio de cristal

Kim Sooja cobriu todos os vidros do Palácio com uma película (translúcida) de difracção de luz, que fez com que aparecessem arco-íris por todos os lados, e colocou um espelho contínuo em todo o chão que os reflectia, criando uma explosão de cor e luz que, aliada ao contínuo som de respiração humana (a sua própria respiração) que saía dos alta vozes, melhorava ainda mais a experiência sensorial vivida pelos visitantes.

kimsoojas-room-of-rainbows

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!



Artigo anteriorSerie Retiro #6 – As fontes do Retiro
Próximo artigo‘Dia Internacional em Memória do Holocausto’ em Madrid
Portuguesa, nascida e criada em Braga, madrilena de adopção. Tradutora de "curso", Analista SEO de profissão, trabalhei na capital espanhola durante 9 anos. Adoro viajar, perder-me pelas cidades, conhecer novas culturas e amo o mar! Faço visitas guiadas por Madrid em português e escrevo sobre as centenas de curiosidades que esta cidade guarda!

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

13 − twelve =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.