Perto da Glorieta do Anjo Caído e na zona Sul do Parque do Retiro mais perto de Atocha, encontramos a ‘La Rosaleda’, um jardim unicamente composto por canteiros de rosas das mais variadas origens, cores e espécies.

Rosas, rosas e mais rosas! Todas diferentes!

Pouca gente sabe, mas eu não acho grande piada nenhuma às rosas e às roseiras! Se calhar o facto de quando tinha 6 anos o meu primo mais novo (obrigada Pitinha!) me ter empurrado para cima de uma roseira tenha algo a ver com isso! ahah 😀 Mas não posso negar que têm um cheirinho mesmo bom!

rosaleda parque retiro madrid

Construída pelo grande mestre jardineiro Cecílio Rodriguez em 1914, que foi até Paris à procura de ideias para este novo projecto. Teve algum azar e foi apanhado pela I Guerra Mundial, mas mesmo assim conseguiu voltar a Espanha e ainda trouxe com ele algumas roseiras.
Dizem que as rosas e as guerras não se dão muito bem (ao contrário dos cravos e das revoluções)… A Guerra Civil Espanhola deixou a Rosaleda feita “em fanicos” e a mesma teve de ser reconstruída e replantada em 1941, utilizando 4000 novas roseiras.

rosaleda parque retiro madrid

EDIT: Pelos vistos o mês de Maio já é demasiado tarde para tirar fotos à Rosaleda, pois as rosas aguentam muito pouco tempo em flor e quando lá fui, já havia muitas rosas murchas! 🙁 Parece que ainda não acertei com a época ideal para tirar fotos!

rosaleda parque retiro madrid

rosaleda parque retiro madrid

rosaleda parque retiro madrid

rosaleda parque retiro madrid

rosaleda parque retiro madrid

parque retiro madrid jardim curiosidades rosaleda rosas
Vista aérea da Rosaleda

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!



1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 × four =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.