A pouca distância do Estanque do Retiro, e mesmo assim um pouco escondido, encontramos o Parterre.
Este jardim de traçado francês , cujo nome significa “na terra”, foi inspirado no jardim de Versailles e consiste em jardins com canteiros de flores ou outras plantas que, normalmente, são geométricos e delimitados por sebes baixas, rodeados de alamedas de passeio, foi mandado construir por Filipe V no séc. XVIII no sítio onde antigamente se encontrava um outro jardim chamado “Jardín Ochavado”.
O jardim do parterre simula um tapete e está criado para ser visto desde uma certa altura (só assim temos a noção da simetria que existe). Tem forma rectangular com uma cabeceira semicircular e um corredor central que fazem lembrar as catedrais góticas.
Vistas do nosso querido amigo Google Maps:
O parterre que podemos ver hoje em dia no Parque do Retiro, não tem o traçado original. Foi alterado e renovado diversas vezes, nomeadamente para lhe adicionar os muros de contenção, assim como o “pequeno” varandim a partir de onde podemos apreciar a geometria deste belo espaço.
Perto do centro do Parterre, e em posição de destaque, podemos encontrar uma estátua dedicada a Jacinto Benavente, escritor madrileno e Prémio Nobel da Literatura em 1922.
Curiosidade sobre o Parterre: neste jardim podemos encontrar aquela que é considerada a árvore mais antiga de toda a cidade de Madrid, um “ahuehuete” ou “cipreste mexicano”, trazido do México por Hernán Cortés há mais de 400 anos e plantado em Madrid por volta de 1632.
Durante a Guerra da Independência entre espanhóis e franceses, este cipreste foi uma das poucas árvores a sobreviver depois de os soldados de Napoleão terem tomado o Parque do Retiro como quartel-general. Reza a lenda que, no meio dos seus ramos e folhagem, foi instalado um enorme canhão e desde aquele ponto privilegiado era disparado.
PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID
Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.
Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.
Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!
Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.
Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!
Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!
Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!
Gente, eu não sabia isso da árvore mais antiga! Que legal! Eu adoro as outras, que parecem modeladas… sempre me lembram as árvores do filme da Alice no País das Maravilhas!
ahahah siiiiim 😀 eu pensei exactamente o mesmo da primeira vez que as vi! e também as adoro, dá vontade de abraçar as árvores, parece algodão doce verde!