A pouca distância do Estanque do Retiro, e mesmo assim um pouco escondido, encontramos o Parterre.

Este jardim de traçado francês , cujo nome significa “na terra”, foi inspirado no jardim de Versailles e consiste em jardins com canteiros de flores ou outras plantas que, normalmente, são geométricos e delimitados por sebes baixas, rodeados de alamedas de passeio, foi mandado construir por Filipe V no séc. XVIII no sítio onde antigamente se encontrava um outro jardim chamado “Jardín Ochavado”.

desbravando madrid turismo retiro parterre
Vista do Parterre desde o varadim

O jardim do parterre simula um tapete e está criado para ser visto desde uma certa altura (só assim temos a noção da simetria que existe). Tem forma rectangular com uma cabeceira semicircular e um corredor central que fazem lembrar as catedrais góticas.

Vistas do nosso querido amigo Google Maps:

parterre visto desde o ceu

O parterre que podemos ver hoje em dia no Parque do Retiro, não tem o traçado original. Foi alterado e renovado diversas vezes, nomeadamente para lhe adicionar os muros de contenção, assim como o “pequeno” varandim a partir de onde podemos apreciar a geometria deste belo espaço.

Estátua de Jacinto Benavente

Perto do centro do Parterre, e em posição de destaque, podemos encontrar uma estátua dedicada a Jacinto Benavente, escritor madrileno e Prémio Nobel da Literatura em 1922.

Ahuehuete mais antigo de Madrid

Curiosidade sobre o Parterre: neste jardim podemos encontrar aquela que é considerada a árvore mais antiga de toda a cidade de Madrid, um “ahuehuete” ou “cipreste mexicano”, trazido do México por Hernán Cortés há mais de 400 anos e plantado em Madrid por volta de 1632.

Durante a Guerra da Independência entre espanhóis e franceses, este cipreste foi uma das poucas árvores a sobreviver depois de os soldados de Napoleão terem tomado o Parque do Retiro como quartel-general. Reza a lenda que, no meio dos seus ramos e folhagem, foi instalado um enorme canhão e desde aquele ponto privilegiado era disparado.

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!



2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 + 6 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.