Ao passear por Madrid, mais concretamente pela Plaza de la Puerta Cerrada em La Latina, alguma vez reparaste na frase que lá está pintada na parede?  “Fui sobre agua edificada, mis muros de fuego son”.

O que significa esta frase misteriosa? De onde vem? E o que nos revela sobre Madrid? Vou responder a estas perguntas e muito mais neste post. Acompanha-me nesta viagem pelo passado e pelo presente de Madrid.

significado lema madrid | o que significa o antigo lema de madrid?

O que significa o lema de Madrid?

O lema de Madrid é uma frase em castelhano antigo que se traduz por: “Fui construída sobre água, os meus muros são de fogo”. Esta frase faz referência a dois elementos fundamentais na origem e na defesa de Madrid: a água e o fogo. A água alude à abundância de fontes e cursos de água subterrâneos que existiam na zona onde se fundou a cidade. O fogo alude à resistência das muralhas de pedra que protegiam a cidade dos ataques inimigos.

“Matrice”, a mãe das águas

A relação da região com a água pode mesmo ser anterior aos muçulmanos. Como explica Jaime Oliver Asín no seu livro “Historia del nombre de Madrid”, a povoação visigoda antes da chegada dos muçulmanos chamava-se “Matrice”, que se traduz por “mãe das águas”. Os visigodos encontraram uma grande fonte na atual Plaza de Puerta Cerrada (onde se encontra o mural com referência ao lema da cidade), onde um riacho desembocava no rio Manzanares.

De onde vem o lema de Madrid?

O lema de Madrid tem a sua origem no século IX, quando a cidade era um pequeno povoado muçulmano chamado Mayrit. Os muçulmanos construíram uma fortaleza sobre uma colina junto ao rio Manzanares, aproveitando as condições naturais do terreno. Os árabes, grandes mestres da canalização da água, terão traduzido o nome visigótico para “Mayrit”, palavra composta pela palavra árabe “Mayra” (mãe ou ventre) e pelo sufixo “it” (lugar).

A fortaleza estava rodeada por uma muralha feita de sílex, um tipo de pedra que produz faíscas quando é golpeada. Segundo a tradição, quando os cristãos atacavam a cidade à noite, as flechas que chocavam contra a muralha faziam saltar chispas que pareciam fogo. Assim, os muçulmanos diziam que os seus muros eram de fogo.

A água também era um recurso vital para os habitantes de Mayrit. A cidade dispunha de vários poços e fontes que abasteciam a população e os cultivos. Além disso, existia um canal subterrâneo que levava água desde o rio até à fortaleza. Este canal era conhecido como “al-Majrīṭ”, que significa “a fonte” ou “a mãe das águas” em árabe.

Após a Reconquista, recuperou-se o termo cristão “Matrice”, que evoluiu para “Matrit” e, mais tarde, para o atual Madrid.

| o que significa o antigo lema de madrid?flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Encontra outras atividades em Madrid na GetYourGuide! Desfruta ao máximo da capital espanhola!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!

Artigo anteriorQuantas entradas tem o Parque do Retiro?
Próximo artigoA lenda do fantasma de San Ginés
Susana
Portuguesa, nascida e criada em Braga, madrilena de adopção. Tradutora de "curso", Analista SEO de profissão, trabalhei na capital espanhola durante 9 anos. Adoro viajar, perder-me pelas cidades, conhecer novas culturas e amo o mar! Faço visitas guiadas por Madrid em português e escrevo sobre as centenas de curiosidades que esta cidade guarda!