Em Espanha, assim como em Portugal, a tradição de Passagem de Ano mais conhecida são as 12 uvas, cujas origens remontam ao final do séc XIX.
Trazido por famílias que passavam longas temporadas em Biarritz e Paris, na última década do século XIX, espalhou-se entre burguesia de Madrid o costume, criado pelas famílias aristocratas parisienses, de comer uvas acompanhadas de champanhe na última noite do ano. As uvas, fruta que na altura era difícil de encontrar no inverno, favoreciam a sorte para o ano que começava
A 1 de Janeiro de 1894, o jornal El Imparcial fazia referência à tradição madrilena de comer as 12 uvas ao mesmo tempo que soavam as 12 badaladas.
Em 1897, a imprensa faz referência às pessoas que se juntam na Porta do Sol para comer as uvas. Os comerciantes espanhóis, espertos que só eles, vêm uma boa oportunidade de negócio nesta tradição e neste ano começam a ser vendidas as chamadas “Uvas da Sorte” ou “Uvas da Fortuna”.
É entre estas duas datas que algumas famílias decidem, pela primeira vez, vir à Porta do Sol para comer as uvas e beber champanhe como até aí faziam em suas casas.
O hábito foi-se estendendo ano após ano e por volta de 1909 já reunia multidões. Nesse ano os agricultores de Alicante e Múrcia tiveram excedente de uvas na colheita de outono e decidiram oferecê-las às pessoas que se juntaram na Portal do Sol. Este gesto fez com que a tradição se estendesse também às classes ais humildes.
Escusado será dizer que os madrilenos nunca dizem que não a algo oferecido!
A partir daí o costume foi-se espalhando por toda a Espanha e pelos países da América Latina. Desde 1962, as 12 badaladas na Porta do Sol são transmitidas na televisão.
Existem diversas outras tradições na Passagem de Ano dos nuestros hermanos, entre as quais destacamos 4 “mezinhas”
– Para atrair a boa sorte: Vestir roupa interior vermelha. Crê-se que este costume vem da antiga China e do Vietnam, já que nestes países se diz que levar roupa interior vermelha ou amarela atrai a boa sorte! (Em Portugal o costume é levar roupa interior azul bebé!)
– Prosperidade económica: Levar dinheiro nos sapatos ou lavar as mãos com champanhe e açúcar.
– Viajar mais durante o ano: Pegar nas malas e deixá-las em frente à porta de casa.
– Para conseguir amor: Acender velas brancas, vermelhas e verdes e deixá-las acesas até que se apaguem sozinhas.
PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID
Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.
Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.
Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!
Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.
Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!
Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!
Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!