A Porta de Alcalá é um dos símbolos mais ligados a Madrid. É impossível dissociar a cidade deste monumento.
Já todos passamos por aqui e, de certeza, todos temos uma foto com a porta no fundo. Mas sabiam que a Porta de Alcalá guarda um segredo que nem toda a gente conhece ou se dá conta à primeira vista??
Muito provavelmente, e como a maioria dos turistas, chegaram à Porta de Alcalá subindo a Calle Alcalá desde a Praça de Cibeles, tiraram a foto ali no meio da passadeira e não se deram ao trabalho de ver o outro lado da porta porque “os dois lados devem ser iguais”… Certo? Pois deveriam ter aproveitado para ver o lado de “trás” da porta, pois é diferente!
É isso mesmo! A Porta de Alcalá não é simétrica e tem duas caras diferentes uma da outra!
A porta foi construída em 1778 por ordem de Carlos III, para celebrar a sua chegada a Madrid, e era uma das 5 portas reais que davam acesso à cidade. Esta, pela sua localização, dava as boas-vindas às pessoas que chegavam da Catalunha, Aragão ou até mesmo de França.
Segundo conta a estória que nos chegou até aos dias de hoje, para a construção desta porta, o rei Carlos III organizou um concurso para ver quem seria o arquitecto encarregue desta construção. Os candidatos eram José de Hermosilla, Ventura Rodríguez e Francisco Sabatini, e este último foi o grande vencedor.
Sabatini enviou vários projectos ao monarca para a construção da porta, e este, sem se dar conta, escolheu dois esboços diferentes. Como o rei tinha sempre razão, e para não obrigar o rei a admitir o seu erro, o artista resolveu ir pelo caminho mais difícil e fundir os dois esboços num só, criando assim a Porta de Alcalá como hoje a conhecemos!
A originalidade desta porta recai também no facto de ter sido o primeiro Arco do Triunfo a ser construído na Europa desde a queda do Império Romano, muito antes do Arco do Triunfo de Paris ou da Porta de Brandeburgo de Berlim.
A principal diferença entre as duas fachadas, e aquela que se pode ver mais facilmente, é o facto de uma dela apresentar 10 semi-colunas de estilo jónico, enquanto do outro lado podemos ver apenas duas colunas acompanhados de pilastras.
A coroar a porta de um lado temos escudos heráldicos, enquanto do outro lado estão sentados 4 crianças, que representam as quatro virtudes cardinais: fortaleza, justiça, prudência e temperança.
E então, surpreendidos com este pequeno grande segredo da Porta de Alcalá?
PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID
Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.
Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.
Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!
Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.
Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!
Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!
Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!
Susana, que legal essa dica! Também percebi isso quando visitei Madrid, mas nunca parei para pesquisar o significado. Obrigada por compartilhar!
Ah que lindo, confesso que fiz isso mesmo, só cheguei até ali e não me dei o trabalho de ir ao outro lado! Tinha muito pouco tempo na cidade! Ta aí mais um motivo pra voltar né!
Historia interessante. Jamais poderia imaginar que esse arco seria mais antigo que o portão de Brandemburgo e o Arco do Triunfo em Paris.
Sou dessas que viu de um lado e não fazia ideia que o outro é diferente! rs Adorei conhecer um pouco mais da história, mas agora quero voltar pra ver os dois lados de perto heheh
Nossa, que interessante o motivo que fez o Porta de Alcalá ter “duas caras”. Esse artista realmente deu um jeitinho para não contrariar o Rei hein. Deve ter se superado para conseguir essa artimanha. haha! Mas que bom que ele fez dessa forma, porque tornou a porta muito mais interessante assim!
Não fazia a menor ideia de que ele tinha vindo muito antes do Arco de Triunfo de Paris, estou surpresa!
É uma pena que realmente, como você disse, a maioria dos turistas nem vão olhar o outro lado. Mas foi bom você deu a dica porque agora não serei uma delas! haha! =)
É verdade, a maioria dos turistas nem liga para o outro lado… Até o meus amigos quando vêm não acreditam que a porta é diferente dos 2 lados… É preciso ir lá com eles e todo o mundo fica espantado!