A Porta de Alcalá é um dos símbolos mais ligados a Madrid. É impossível dissociar a cidade deste monumento.

Já todos passamos por aqui e, de certeza, todos temos uma foto com a porta no fundo. Mas sabiam que a Porta de Alcalá guarda um segredo que nem toda a gente conhece ou se dá conta à primeira vista??

Eu também tenho uma foto, neste caso com a minha tia!

Muito provavelmente, e como a maioria dos turistas, chegaram à Porta de Alcalá subindo a Calle Alcalá desde a Praça de Cibeles, tiraram a foto ali no meio da passadeira e não se deram ao trabalho de ver o outro lado da porta porque “os dois lados devem ser iguais”… Certo? Pois deveriam ter aproveitado para ver o lado de “trás” da porta, pois é diferente!

É isso mesmo! A Porta de Alcalá não é simétrica e tem duas caras diferentes uma da outra!

A porta foi construída em 1778 por ordem de Carlos III, para celebrar a sua chegada a Madrid, e era uma das 5 portas reais que davam acesso à cidade. Esta, pela sua localização, dava as boas-vindas às pessoas que chegavam da Catalunha, Aragão ou até mesmo de França.

porta alcala madrid monumento
Porta de Alcalá, fachada virada para Cibeles

Segundo conta a estória que nos chegou até aos dias de hoje, para a construção desta porta, o rei Carlos III organizou um concurso para ver quem seria o arquitecto encarregue desta construção. Os candidatos eram José de Hermosilla, Ventura Rodríguez e Francisco Sabatini, e este último foi o grande vencedor.

Sabatini enviou vários projectos ao monarca para a construção da porta, e este, sem se dar conta, escolheu dois esboços diferentes. Como o rei tinha sempre razão, e para não obrigar o rei a admitir o seu erro, o artista resolveu ir pelo caminho mais difícil e fundir os dois esboços num só, criando assim a Porta de Alcalá como hoje a conhecemos!

porta alcala madrid monumento
Porta de Alcalá vista do outro lado

A originalidade desta porta recai também no facto de ter sido o primeiro Arco do Triunfo a ser construído na Europa desde a queda do Império Romano, muito antes do Arco do Triunfo de Paris ou da Porta de Brandeburgo de Berlim.

A principal diferença entre as duas fachadas, e aquela que se pode ver mais facilmente, é o facto de uma dela apresentar 10 semi-colunas de estilo jónico, enquanto do outro lado podemos ver apenas duas colunas acompanhados de pilastras.

A coroar a porta de um lado temos escudos heráldicos, enquanto do outro lado estão sentados 4 crianças, que representam as quatro virtudes cardinais: fortaleza, justiça, prudência e temperança.

E então, surpreendidos com este pequeno grande segredo da Porta de Alcalá?

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!



Artigo anteriorSerie Retiro #13 – Ángel Caído, o diabo vive em Madrid
Próximo artigoVolta ao Mundo em 198 livros
Portuguesa, nascida e criada em Braga, madrilena de adopção. Tradutora de "curso", Analista SEO de profissão, trabalhei na capital espanhola durante 9 anos. Adoro viajar, perder-me pelas cidades, conhecer novas culturas e amo o mar! Faço visitas guiadas por Madrid em português e escrevo sobre as centenas de curiosidades que esta cidade guarda!

6 COMENTÁRIOS

  1. Sou dessas que viu de um lado e não fazia ideia que o outro é diferente! rs Adorei conhecer um pouco mais da história, mas agora quero voltar pra ver os dois lados de perto heheh

  2. Nossa, que interessante o motivo que fez o Porta de Alcalá ter “duas caras”. Esse artista realmente deu um jeitinho para não contrariar o Rei hein. Deve ter se superado para conseguir essa artimanha. haha! Mas que bom que ele fez dessa forma, porque tornou a porta muito mais interessante assim!
    Não fazia a menor ideia de que ele tinha vindo muito antes do Arco de Triunfo de Paris, estou surpresa!
    É uma pena que realmente, como você disse, a maioria dos turistas nem vão olhar o outro lado. Mas foi bom você deu a dica porque agora não serei uma delas! haha! =)

    • É verdade, a maioria dos turistas nem liga para o outro lado… Até o meus amigos quando vêm não acreditam que a porta é diferente dos 2 lados… É preciso ir lá com eles e todo o mundo fica espantado!

DEIXA UMA RESPOSTA

Por favor escreve o teu comentário!
Por favor, escreve o teu nome aqui

five × one =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.