Quando nas visitas guiadas que faço chego à Porta do Sol, uma das perguntas que me fazem sempre é “Susana, o que é aquela estátua?”.

Toda a gente tira foto com o Urso e o Medronheiro aqui em Madrid… Toda a gente acha graça à estátua… Mas será que alguém conhece a história do porquê de este ser o símbolo da cidade de Madrid?

Primeira surpresa do artigo: é umA ursA!

brasao da cidade de madrid com urso e medronheiro

Segundo os arquivos da cidade guardados na Casa da Panadería, na Plaza Mayor, e os manuscritos aí existentes, confirma-se que é uma fêmea e que representa a constelação da Ursa Menor, assim como a fertilidade.

Voltando atrás no tempo, antes do ano 1200, quando Madrid ainda era uma povoação pequena e pouco importante, o seu brasão era constituído por uma pedra de sílex com dois malhos a soltar faíscas e com a parte de baixo da pedra submergida num charco de água, que faziam referência a uma lenda da cidade que diz “Sobre agua me fundaron y mis muros fuego son”. Com este brasão as origens de Madrid eram recriadas: criada sobre nascentes de água, e cujas muralhas soltavam faíscas e “fogo” sempre que eram atingidas por setas dos inimigos.

– Publicidade –



primeiro brasao da cidade de madrid

Quando mais tarde Madrid recebeu o seu foral, houve uma grande disputa entre a Igreja e o Estado sobre quem ficaria a cargo da exploração de madeira, da caça e da pastorícia.

Passaram mais de 20 anos em negociações, até que finalmente decidiram que a Igreja ficaria com as terras de pastoreio, enquanto que o Estado estaria encarregue da madeira e da caça.


Queres conhecer a cidade com uma guia que fala português?

Desbrava Madrid com uma das nossas visitas guiadas privadas!


 

estatua do urso e medronheiro na porta do sol

Desta forma no brasão a ursa ergue-se sobre as suas patas traseiras para mostrar o domínio da Igreja sobre as terras, enquanto que com as dianteiras se apoia na árvore que representa a madeira e a caça por parte do Estado.

Os dois estão representados sobre um céu azul celeste, claridade célebre da cidade naquela época, com sete estrelas que representam a constelação da Ursa Menor.

– Publicidade –



Segunda surpresa do artigo: Nem sempre a árvore foi um medronheiro!

estatua do urso e medronheiro na porta do sol

Segundo alguns historiadores, no início a árvore representada era um carvalho, muito comum por estes lados, mas foi trocado por um medronheiro quando no início do séc XVI uma febre assolou a cidade deixando o próprio rei Carlos V doente. Nessa altura os madrilenos descobriram que fervendo folhas de medronheiro e bebendo esse chá era possível melhorar a febre, curando assim centenas de pessoas e também o próprio rei!

Desta forma o medronheiro ganhou o seu lugar no brasão da cidade!

Gostavas de acordar com vistas para o maior emblema da cidade de Madrid e para a praça mais concorrida? Recomendamos que reserves um quarto no Puerta del Sol Rooms ou Apartamentos en Sol!

flecha azul separadora

PROGRAMA A TUA VIAGEM PARA MADRID

Reserva os teus voos baratos para Madrid através do Skyscanner.

Reserva o teu hotel no Booking, com toda a garantia e segurança de uma plataforma mundialmente reconhecida.

Faz uma visita guiada por Madrid comigo! Privada, personalizada e ao teu ritmo!

Descobre as melhores atividades de Madrid com a Civitatis! Entradas para museus, espetáculos e muito mais.

Chegaste ao aeroporto de Barajas e procuras um transfer privado para te levar ao hotel ou ao centro de Madrid? Aqui estão as melhores opções!

Contrata o teu seguro de viagens com a IATI através dos nossos links e recebe 5% de desconto!

Consegue até 39€ de desconto na tua primeira reserva no AirBnb com o nosso código.

Faz as tuas reservas através dos links parceiros que te deixo no final de cada artigo. Ao utilizares estes links NÃO PAGAS MAIS e ajudas-me a manter o blog, já que recebo uma pequena comissão por cada venda. Muito obrigada!



9 COMENTÁRIOS

  1. Oi Susana, este ano quando visitei Madrid li um pouco sobre essa história, pois queria entender o porquê desse símbolo. Confesso que já havia esquecido os detalhes e fiquei grata por relembrar. É claro que tenho minha fotinho ali. Bjs

  2. Estive em Madrid há três semanas, foi uma viagem incrivel, o lugar é fantástico, fiquei curioso também pois via o urso por todos os lugares, grato pelas brilhantes explicações.

    Sds,

    Antonio Carlos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

3 × 4 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.